sexta-feira, 29 de abril de 2011

1ª Regra: você não fala sobre o Clube da Luta..

É lógico que eu não poderia deixar de falar desse filme, o reclamão Chuck Palahniuk esta de parabéns.

"...e o mais importante, eu sou livre de todas as maneiras que você não é..."

OBS: Este post foi criado não para idolatrar ao personagem ou ao filme mas apenas para que as frases do final dele fossem compartilhadas e, tambem, para propor aos meus leitores que o assistissem e o criticassem, da maneira que for. Somente uma coisa eu digo: de uma forma ou de outa, sua visão de mundo nao será a mesma.

     Chega a ser engraçado como ficamos emocionados ou estimulados quando terminamos de ver um filme. Porém, muitas vezes, uma semana depois, ou até menos do que isso, esquecemos de tudo o que aquele filme passou para nós, lembramos apenas que ele era um bom filme.
     Há varias formas de protestar por seus direitos. Eu uso o Reclames, alguns usam filmes, cada um faz do jeito que lhe é posssível (ou não...). O ponto é que há filmes muito bons, que deveriam fazer com que o seu efeito em nós fosse prolongado pelo resto da vida, para que nunca nos conformássemos com o bom, ou o aceitável, mas para que sempre exigíssemos o melhor para nós mesmos em todos os momentos; que passam uma boa idéia de como mudar (outros filmes apenas o estímulo de mudança), mas nem sempre precisamos seguir tudo conforme o filme dita. Podemos, por exemplo, pegar algumas ideias que nos dão força para alcançar o que já é nosso por direito, a saber a devida proporção de igualdade e liberdade para obtenção, por fim, da justiça.
     Vejamos, por exemplo, o filme Clube da Luta com o personagem de Brad Pity, Tyler Durden: ele é alguém totalmente transtornado com a sociedade e totalmente desacreditado a respeito dela. Ele representa esse lado revoltado que todos nós temos. No filme, ele aparece sendo uma "segunda personalidade" de Jack, o personagem principal que torna-se coadjuvante ao desenrolar da história.
     Se fossemos analisa-lo enquanto um indivíduo, veríamos o quanto ele luta (da sua forma) para mudar os que vivem a sua volta, para tirar tantos quanto pode daquele sistema falido, como ele julga, que é a sociedade em que vive.
    Através de um entretenimento anti-stress (como são as partidas de futebol) mais simples e direto, ele consegue juntar grandes proporções de todas as partes da sociedade, e lá formula as suas regras. Depois de ver o sucesso que estava fazendo, cria um QG comandado por ele por intermédio de uma espécie de autocracia: ele manda, os outros obedecem, e, depois, cria-se até os secretários de ação e os setores para o "Projeto Caos".
     Ele monta o próprio sistema. Um sistma onde todos são iguais, quase um facismo, mas com objetivos totalmente distindos deste. E então, ele põe "mãos à obra" e explode de vez o que faz a cidade funcionar, o que faz a cidade ser cidade. Ele "domina geral"! O filme é realmente muito bom!! Sugiro que todos o assistam e o passem para tantos quanto puderem.

     Essa foi uma pequena introdução ao filme "Fight Club", ou "Clube da Luta", em torno do personagem de Brad Pitty. Segue abaixo umas frases do inteligentíssimo e persuasivo personagem, tão aclamado por muitos, Tyler Durden:



"As coisas que você possui, acabam possuindo você."

"a camisinha é o sapatinho de cristal moderno. vc a põe, dança com um homem a noite toda, e depois joga fora. A camisinha, não o homem"

"Apenas depois que você perder tudo é que você esta livre para fazer qualquer coisa."

"Você não é o seu emprego.
Você não é quanto dinheiro você tem no banco.
Você não é o carro que você dirige.
Você não é o conteúdo da sua carteira.
Você não é as calças cáqui que veste.
Você é toda merda ambulante do mundo."

"Amanhã será o dia mais bonito da vida de Raymond K. Hessle. Seu café da manhã terá um gosto melhor do que qualquer outra refeição que você e eu jamais tivemos."

"Todas as formas que você gostaria de ser, este sou eu. Eu tenho a aparência que você queria ter, eu fodo como você gostaria de foder, eu sou esperto, capaz, e o mais importante, eu sou livre de todas as maneiras que você não é."

"Escutem aqui, vermes. Vocês não são especiais. Vocês não são um belo ou único floco de neve. Vocês são feitos da mesma matéria orgânica em decomposiçao como tudo no mundo."

"Sem dor, sem sacrifício, nós não teríamos nada."

"Como voce pode se conhecer se nunca esteve em uma luta?"

"Dane-se o que você sabe. Você tem que esquecer o que você sabe, esse é o seu problema. Esqueça o que você sabe sobre a vida, sobre amizade e especialmente sobre você e mim."

"Cara, eu vejo no clube da luta os homens mais fortes e inteligentes que já viveram. Vejo todo esse potencial, e vejo ele desperdiçado. Que droga, uma geração inteira enchendo tanques de gasolina, servindo mesas, ou escravos do colarinho branco. Os anuncios nos fazem comprar carros e roupas, trabalhar em empregos que odiamos para comprar as porcarias que nao precisamos. Somos uma geração sem peso na história, cara. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Grande Guerra. Nem uma Grande Depressão. Nossa Grande Guerra é a guerra espiritual... nossa Grande Depressão é nossas vidas. Todos nós fomos criados vendo televisão para acreditar que um dia seríamos milionários, e deuses do cinema, e estrelas do rock. Mas nós não somos. Aos poucos vamos tomando consciência disso. E estamos muito, muito revoltados."

"A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é: você NÃO fala sobre o Clube da Luta. Terceira regra do Clube da Luta: se alguém gritar "Pára!", fraquejar, sinalizar, a luta está terminada. Quarta regra: apenas dois caras numa luta. Quinta regra: uma luta de cada vez, pessoal. Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário. E a oitava e última regra: se esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!! Reclame sem dó. Solte o desbocado que há dentro voce, mas Comente =D